O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico que, seguindo o princípio “provedor-recebedor”, recompensa e incentiva produtores rurais que contribuem para a conservação ou produção de serviços ambientais e ecossistêmicos. Por meio da transferência de recursos (monetários ou não), busca-se melhorar a rentabilidade das atividades de proteção e uso sustentável dos recursos naturais.
Criado em 2018, o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA de Ubá já beneficia mais de 150 produtores rurais contratados. Eles estão inseridos na APA Miragaia (bacias hidrográficas a montante das duas captações de água que abastecem a população) e em outras bacias do município, exceto as do Rio Doce. O programa já revitalizou 600 hectares, incluindo 133 hectares de matas e capoeiras, promoveu a infiltração de 662,4 milhões de litros de água e beneficiou mais de 13 mil pessoas.
Ao longo de seis anos, cerca de R$ 3,3 milhões foram investidos em práticas de conservação de água e solo, além de mais de R$ 448 mil destinados ao pagamento dos produtores rurais pelos serviços ambientais prestados.
Graças ao seu caráter inovador e aos resultados concretos alcançados, o projeto “Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA” foi premiado com o Prêmio de Boas Práticas Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, no eixo meio ambiente, da Associação Mineira de Municípios. O projeto também recebeu destaque nacional, com reportagem exibida no programa Globo Rural, em abril de 2021.
Hoje, o PSA é reconhecido em nível regional e nacional, contribuindo para a disseminação de práticas sustentáveis no município. Ubá recebe frequentemente visitantes de outros municípios interessados em replicar essas ações. O turismo associado ao PSA se apresenta como uma oportunidade para troca de experiências, intercâmbio ecológico e vivências únicas nas zonas rurais, beneficiando tanto os produtores locais quanto os regionais.
Agende sua visita guiada com condutores credenciados através do e-mail: ubacondutoresdeturismo@gmail.com
Fonte: Prefeitura de Ubá / Unidade de Gestão de Projetos (UGP)
Imagens: Prefeitura de Ubá / Antônio Amaral